Itajubá recebe IV Jornada Sul Mineira de Psiquiatria com intensa programação

Itajubá recebe IV Jornada Sul Mineira de Psiquiatria com intensa programação

Evento reúne centenas de profissionais e estudantes em dois dias para discutir pontos importantes para o setor

Abertura do evento conta com a presença do secretário municipal de saúde, Nilo César Baracho
Abertura do evento conta com a presença do secretário municipal de saúde, Nilo César Baracho

Com mais de 250 participantes, a IV Jornada Sul Mineira de Psiquiatria movimentou a cidade de Itajubá no final de semana de 07 e 08 de abril. O evento foi aberto com as presenças do Secretário Municipal de Saúde, Nilo Cesar Baracho, e do Presidente da Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), Maurício Rezende. Com coordenação do psiquiatra Kleber Gomes, a Jornada, que foi organizada por uma comissão local e pela própria AMP, contou ainda com o apoio de psiquiatras de outras cidades da região.

Para o psiquiatra Frederico Garcia, membro da comissão de ciência e ensino da AMP e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, a “aproximação e a formação da próxima geração também estão nas diretrizes estratégicas da AMP”.  Segundo ele, o evento contou “com muitos colegas psiquiatras, muitos profissionais de saúde mental e, sobretudo, acadêmicos da faculdade de medicina.”

As dependências comportamentais, como dependência ao sexo, ao jogo e à internet tiveram destaque na Jornada, com muita discussão por parte do público. Também foram abordados temas políticos de grande relevância atual como a Judicialização da Medicina. “As perguntas e os comentários dos colegas foram muito construtivos e os temas sensibilizaram o público sobre os desafios das patologias psiquiátricas contemporâneas”, comentou Frederico.

Além da experiência formativa, o evento trouxe mais união entre psiquiatras da região, que estão trabalhando em sintonia com a AMP. Em reunião, durante o evento, foi definida a agenda para o ano que vem e a V Jornada Sul Mineira de Psiquiatria será realizada na cidade de Poços de Caldas, nos dias 6 e 7 de junho de 2018. A comissão organizadora local será coordenada pelo psiquiatra e professor da PUC-MG, Jorge Massa. A programação do evento estará disponível em breve e a expectativa é atrair colegas de outras regiões de Minas Gerais, por causa do potencial turístico da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


três + = 7