Psiquiatras de Minas Gerais pedem eleições diretas para Diretoria da ABP

eições diretas para a diretoria da Associação Brasileira de Psiquiatria. A bandeira foi lançada na primeira edição do ABP Itinerante realizada dias 25 e 26 de fevereiro, em Belo Horizonte.

Reunidos no auditório da Associação Médica de Minas Gerais, os psiquiatras mineiros apresentaram à Diretoria da ABP as principais demandas do Estado entre elas a mudança do Estatuto para a concretização do processo mais democrático para a escolha dos novos dirigentes. A proposição foi apresentada pelo psiquiatra Márcio Pinheiro que afirmou que “agora me sinto orgulhoso em fazer parte da ABP, e espero que, com a mudança do estatuto, as eleições diretas venham a acontecer”. A mesma posição – favorável às eleições diretas –, foi repetida por Almir Tavares Junior, presidente da Sociedade de Neuropsiquiatria de Minas Gerais e apoiado por todos da assembleia.

A Diretoria da ABP informou que apoia a posição dos psiquiatras mineiros e se comprometeu em defender a proposição de mudança de estatuto na próxima Assembleia Geral de Delegados que acontece antes do XXIX Congresso Brasileira de Psiquiatria, em novembro, no Rio de Janeiro.

Mas antes de propor as mudanças no estatuto, os psiquiatras mineiros ouviram do presidente da ABP um relato completo das ações desenvolvidas até o momento. “Estamos promovendo uma reorganização financeira uma vez que nosso índice de inadimplência é muito alto. Para o pagamento da anuidade deste ano – 2011 – começamos uma campanha pelo site (www.abp.org.br) em que o associado pode pagar via cartão de credito ou boleto bancário. Para os inadimplentes, está disponível a alternativa do pagamento dos atrasados de forma parcelada, também pelo cartão de credito”, afirmou.

Antonio Geraldo da Silva aproveitou o ABP Itinerante para convocar os psiquiatras mineiros a participar mais ativamente das ações da ABP. Temos uma associação capilarizada e com muitas frentes de atuação. Precisamos da participação de todos para que os projetos tenham andamento com sucesso.

Na área política, o presidente esclareceu que todos os governadores de Estado receberam correspondência da ABP disponibilizando, sem custos, uma assessoria técnica cientifica visando aprimorar a atenção ao paciente doente mental. “Aqui em Minas Gerais, tivemos uma boa receptividade tanto do secretário estadual, Antonio Jorge de Souza Marques, quando da secretaria adjunta de saúde de Belo Horizonte, Suzana Rates. Ficou acertado que será feita uma pesquisa sobre a qualidade dos serviços disponíveis, sob a coordenação de Humberto Correa – Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. A pesquisa – um trabalho da ABP, UFMG, Secretaria Municipal de Saúde e Ministério Público de Minas Gerais – vai analisar eficácia e eficiência, satisfação dos usuários dos serviços, satisfação dos funcionários, avaliação do custo beneficio do serviço publico de saúde de Minas Gerais. A pesquisa deve começar a ser aplicada em seis meses”, explicou.

Os psiquiatras mineiros também foram informados das audiências realizadas com o Ministério Público Estadual e Municipal.

O promotor de Justiça Gilmar de Assis, coordenador do CAO (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde) de Minas Gerais foi informado do trabalho desenvolvido pela ABP em prol da saúde mental do brasileiro e convidado a realizar um encontro, em Brasília, entre o recém-criado Grupo de Trabalho da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Publico e a ABP. Um dos objetivos da reunião é uniformizar as praticas de todos os Ministérios Públicos na área de saúde mental. O Promotor também foi convidado pela ABP para o XXIX Congresso Brasileira de Psiquiatria, que será realizado no Rio de Janeiro, de 2 a 5 de novembro deste ano.

Já com o promotor Bruno Alexander, do Ministério Público Municipal, a Diretoria da ABP apresentou as ações da entidade e colocou à disposição da promotoria um grupo de assessoramento em saúde mental.

Antonio Geraldo da Silva estava acompanhado do Vice-Presidente: Itiro Shirakawa, do 1º Secretário: Luiz Illafont Coronel, do 2º secretário: Mauricio Leão, que é de Minas Gerais e do 1º Tesoureiro – João Romildo Bueno, do 2º Tesoureiro – Alfredo Minervino e ainda do secretário regional do Sudeste Marcos Alexandre Gebara Muraro – RJ.

A segunda edição do ABP Itinerante será realizada dias 25 e 26 de março, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria