Desafios da Saúde Mental marcam a abertura do Mineiro de Psiquiatria

No dia 27 de junho, foi realizada, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), a solenidade de abertura do XV Congresso Mineiro de Psiquiatria, que este ano, se fez juntamente com a IX Jornada Sudeste de Psiquiatria.

XV Congresso Mineiro Psiquiatria
Solenidade de abertura

Participaram da composição da mesa, o presidente da Associação Mineira de Psiquiatria, Maurício Leão; o presidente da XV edição do Congresso Mineiro, Humberto Correa; o Secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, Antônio Marques; o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo; o presidente da AMMG, Lincoln Ferreira; o representante do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), Conselheiro Geraldo Borges Jr.; o diretor da Regional Sudeste da ABP, Marcos Gebara; o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Antônio Martins; o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco José Penna; a presidente da Associação de Psiquiatria do Rio de Janeiro, Fátima Vasconcelos; o presidente da Associação de Psiquiatria do Espírito Santo, Fausto Amarante; o presidente da Associação Acadêmica de Minas Gerais, Alan de Freitas; e, representando o presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed), Eduardo Almeida.

Maurício Leão abriu os discursos da noite desejando boas-vindas a todos os participantes. Em seguida, o presidente da AMMG parabenizou o Departamento de Psiquiatria, que tem sido um dos mais ativos da Casa. “A AMMG os acolhe de coração e, porque não, de mente aberta”. O sucesso de inscrições, que somou 850 congressistas, foi lembrado por Francisco Penna, que atribuiu o fato à excelente organização e nomes de destaques na grade científica.

Humberto Correa aproveitou a ocasião para convidar todos os presentes a comparecerem a próxima edição do evento, que será realizada ente os dias 11 a 13 de setembro de 2014.

Conferências

‘Saúde mental no contexto da política pública em Minas Gerais’ foi o tema da conferência de Antônio Marques, que apresentou o modelo de gestão do governo de Minas. Segundo ele, o tema da saúde mental se faz presente na agenda do governo, buscando a gestão baseada em evidências por meio das Redes de Atenção à Saúde.

Encerrando as atividades da noite, Antônio Geraldo falou sobre a ‘Psiquiatria, a sociedade e a psicofobia: o que temos que fazer?’. Para o presidente da ABP, não é possível trabalhar com ideologia, mas sim com a ciência, ou seja, com a epidemiologia. “O Brasil não possui um sistema ambulatorial, que é mais barato e mais viável para o governo. Por isso, precisamos das Redes de Atenção à Saúde Mental, para trabalharmos com as evidências e buscarmos resultados”. Concluiu a apresentação, afirmando que a solução está nas políticas públicas de saúde fundamentadas, resolutivas, humanitárias, justas e priorizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


oito − = 5