Psiquiatra José da Frota Vasconcelos deixa um legado para o Sul de Minas

O psiquiatra, também legista aposentado, José da Frota Vasconcelos faleceu recentemente em Varginha, no Sul de Minas. Deixa a esposa Patrícia, netos e as filhas Daniela (arquiteta), Ana Lúcia (geriatra), Letícia (farmacêutica) e Priscila,que, como o pai, escolheu a psiquiatria.

Associado da ABP e da AMP, José da Frota Vasconcelos faleceu  aos 73 devido a um câncer no pulmão que enfrentava desde abril deste ano. O velório ocorreu no dia 23 de maio, no cemitério Campal da cidade, onde seu corpo foi cremado.

Além de ter sido diretor administrativo do Hospital Regional do Sul de Minas, fundador e diretor do hoje Hospital Humanitas, presidente da Associação Médica de Varginha entre 1981 e 1983, Vasconcelos teve importante participação na vida política da cidade como vereador e presidente da Câmara entre 1995 e 1998, sempre defendendo o setor de saúde na região. Entre as homenagens recebidas, está a que foi concedida pela Associação Mineira de Psiquiatria, quando da realização da VI Jornada da Psiquiatria no Sul de Minas, em abril na cidade de Varginha.

Formou-se na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (EMC), tendo se especializado em psiquiatria na Academia Brasileira de Medicina Militar. Foi médico legista aposentado pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, onde frequentou o Curso de  Aperfeiçoamento em Chefia Policial.

Cursou ainda Especialização em Saúde Mental pelo instituto Presidente Castelo Branco. Fez especialização em Psiquiatria Clínica e Psicopatologia Geral na Academia Brasileira de Medicina Militar. Fez Especialização em Perícia Psiquiátrica Forense e foi coordenador do Ambulatório do Manicômio Judiciário Heitor Carrilho. Trabalhou no Ambulatório de Saúde Mental do município de Varginha e foi professor de Medicina Legal na Faculdade de Direito de Varginha durante 40 anos. Nos últimos anos de sua vida, mantinha atendimento em seu consultório particular.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


− 7 = dois