Notícias

Assembleia Legislativa de Minas Gerais adere à campanha Setembro Amarelo

O vice-presidente da Associação Mineira de Psiquiatria, Humberto Correa, participou nesta semana do 1º Painel da Audiência Pública sobre Saúde Mental realizado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que abordou o tema “Prevenção à automutilação, à depressão e ao autoextermínio”.

A reunião marcou a adesão da ALMG ao Setembro Amarelo, campanha dedicada a conscientizar a população sobre formas de prevenir e reduzir o adoecimento mental, em muitos casos levando ao suicídio, ato considerado pelas entidades psiquiátricas como problema sério de saúde pública. Enquanto no resto do mundo as taxas de suicídio têm decrescido, nas últimas duas décadas, passando de 1 milhão para 700 mil casos, no Brasil o crescimento foi de 40%.   

Para Humberto Correa, vice-presidente da Associação Mineira de Psiquiatria, não existe uma explicação simples para o Brasil estar na contramão do mundo na questão da prevenção ao suicídio, mas a principal resposta seria a falta de políticas públicas na área. “As evidências mostram que o tratamento rápido e efetivo de doenças mentais reduz as taxas de suicídio”, afirmou.

A influência das redes sociais no autoextermínio de jovens e adolescentes foi o ponto chave da discussão durante a audiência. Para os participantes, a comparação com outros estilos de vida e padrões estéticos levam usuários constantemente à autodepreciação e à busca por validação através de curtidas e compartilhamentos.

Além da presença de Humberto Correa, a audiência contou com a participação diversas instituições que atuam na área de saúde mental em Belo Horizonte, entre elas o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

 

Credito foto de capa : Alexandre Netto / TV Assembleia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


9 − dois =