Escolhidos os vencedores do II Prêmio AMP de Jornalismo
A Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) agraciou os vencedores do II Prêmio AMP de Jornalismo. Com o intuito de promover a reflexão sobre a saúde mental em nosso estado, a AMP realiza a sua segunda premiação para os jornalistas que trabalham em empresas de comunicação mineiras. Concorreram este ano 14 trabalhos de sete veículos impressos, de rádio e de televisão. O evento de entrega dos prêmios foi na abertura da XXIV Jornada Mineira de Psiquiatria no dia 07 de julho na sede da Associação Médica de Minas Gerais.
A iniciativa este ano teve como objetivo premiar e reconhecer trabalhos jornalísticos veiculados em jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão com sede em Minas Gerais, que se destacaram desmistificando vários aspectos que envolvem os transtornos mentais, o estigma que pesa sobre a psiquiatria e outros assuntos relacionados à especialidade e seus pacientes. Cada vencedor recebeu a quantia de R$2.000,00.
Os vencedores do II Prêmio AMP de Jornalismo são:
Impresso
Jornalista – Gabriel Ronan
Matéria – Série de reportagens: A batalha da psiquiatria
. A batalha da psiquiatria: divergências e nova polarização
. Até OAB entra no debate que polariza saúde mental na capital e no estado
. Psiquiatria: polêmica da hospitalização divide até usuários da saúde menta
Veículo: Estado de Minas
Rádio
Jornalista – Oswaldo José Diniz Junior
Matéria – Bicho de Sete Cabeças – O Transtorno Mental e o Preconceito
Veículo – Rádio Itatiaia
Televisão
Jornalista – Laura Zschaber
Matéria – Preservação da vida: é preciso falar sobre suicídio, mas de forma responsável
Veículo – Rede Minas de Televisão
2019
A primeira edição do Prêmio AMP de Jornalismo aconteceu em 2019 e tiveram como vencedores Rafaela Mansur do jornal O Tempo, Verônica Pimenta da Rádio Inconfidência e Tábata Poline da TV Globo Minas.