Webinar marca o início do Setembro Amarelo da AMP

 Alto nível do evento discute efeitos psicológicos e sociais da pandemia reunindo importantes nomes da psiquiatra

Com o tema “A depressão e o seu tratamento na pandemia” a AMP deu início aos debates do  Setembro Amarelo 2020.  O webinar realizado no dia 02/09 teve a participação do psiquiatra Luis Gustavo Ruas, que em sua palestra, falou como o cenário atual impacta na escolha do tratamento antidepressivo. O evento contou ainda com a presença da psiquiatra e Gislene Alves que integra a Comissão de Emergência Médica da Associação Brasileira de Psiquiatria, do psiquiatra e diretor da AMP Região Leste, Pedro Colen e do presidente da AMP Humberto Correa.

Luis Gustavo apontou, em sua fala, números que colocam a depressão como a doença mais incapacitante no mundo. Ele analisou os efeitos psicológicos e sociais diretos e indiretos da pandemia como aumento da depressão, ansiedade, estresse, distúrbios do sono e a redução das emoções positivas.  Outra preocupação exposta por Luis Gustavo Ruas foi como a Covid-19 é o cenário perfeito para a propagação de um ciclo de anedonia social e o fator multidimensional da depressão afetando aspectos como o humor, a cognição e o surgimento de sintomas  neurovegetativos.

A psiquiatra Gislene Alves expôs um pouco da realidade de Montes Claros, cidade onde reside e trabalha. Ela falou também sobre as dificuldades de atenção e ansiedade dos pacientes e aspectos progressivos da pandemia como a negação da doença no início, a resiliência e o estresse físico. Ela apontou ainda a importância de estabelecer uma rotina para ajudar na saúde mental da população e trabalhar a segurança física dos pacientes.

Para fechar, o psiquiatra Pedro Colen falou sobre as barreiras criadas pelo isolamento social  e as suas consequências. Ele ainda levantou o preocupante empobrecimento da acessibilidade à psiquiatria e como populações expostas ou não aos riscos da pandemia necessitam de acompanhamento adequado. Em sua exposição relatou ainda  as experiências utilizando psicotrópicos no combate a infecções  e na Covid-19.

No dia 09/09 a 13ª. Webinar da AMP vai contar com os psiquiatras Sérgio Kehdy, Rodrigo Huguet, Thiago Machado, Gláucia Rezende Tavares, Flávia Fleury e terá como tema As artes e a psiquiatria.  O evento terá início às 19 horas e vai terminar às 20h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ nove = 16