Interconsulta psiquiátrica, assunto de simpósio no início de agosto
O Centro de Eventos do Hospital Mater Dei Santo Agostinho vai sediar o II Simpósio de Interconsulta Psiquiátrica da AMP, a ser realizado nos dias 9 e 10 de agosto. O evento visa trazer conhecimentos e debates sobre as áreas de interseção da psiquiatria com as outras clínicas, e trará nomes da psiquiatria nacional como do psiquiatra Neury Botega, professor da Unicamp e maior estudioso brasileiro em psiquiatria de ligação, autor do clássico “Prática Psiquiátrica no Hospital Geral”. Participam, ainda, nomes nacionais como o ex-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, que dissertará sobre “Estigma e resistência ao tratamento da depressão” e Elie Chenieaux, que tratará sobre o tema “Seria Van Gogh bipolar?”. Além de José Appolinário e Paulo Caramelli.
Os dois dias de atividades contarão com sete mesas redondas, cinco conferências e 23 palestrantes. Haverá temas que vão desde neurociências, demências e doenças psiquiátricas em doentes clínicos até resposta ao trauma, psicoterapias, pacientes difíceis e psiquiatria e cultura. Um outro tema de interesse trata da participação dos principais serviços de psiquiatria de ligação de Belo Horizonte, Mater Dei, Hospital das Clínicas , Ipsemg e Ciências Médicas. Haverá, ainda, a participação de professores da UFMG e convidados de outros estados.
Para o coordenador do evento, psiquiatra Rodrigo Huguet, transtornos psiquiátricos são altamente prevalentes em pacientes internados em hospital geral. Outra questão é que pacientes portadores de transtornos psiquiátricos têm mais doenças clínicas do que a população.
“Médicos em geral necessitam de conhecimento de qualidade sobre como diagnosticar, precisando de noções básicas de manejo de transtornos psiquiátricos, o mesmo valendo para os psiquiatras em relação às comorbidades clínicas. Por isso, este evento é de importância fundamental . Vamos reciclar nossos conhecimentos e trocar experiências”, finaliza.