Interconsulta psiquiátrica, assunto de simpósio no início de agosto

O Centro de Eventos do Hospital Mater Dei Santo Agostinho vai sediar o II Simpósio de Interconsulta Psiquiátrica da AMP, a ser realizado nos dias 9  e 10 de agosto.  O evento visa trazer conhecimentos e debates sobre as áreas de interseção da psiquiatria com as outras clínicas, e trará nomes da psiquiatria nacional como do psiquiatra  Neury Botega, professor da Unicamp e maior estudioso brasileiro em psiquiatria de ligação, autor do clássico “Prática Psiquiátrica no Hospital Geral”.  Participam, ainda, nomes nacionais como o  ex-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, que dissertará sobre “Estigma e resistência ao tratamento da depressão”  e Elie Chenieaux, que tratará  sobre o tema “Seria Van Gogh bipolar?”. Além de José Appolinário e Paulo Caramelli.

Os dois dias de atividades contarão com sete mesas redondas, cinco conferências e 23 palestrantes.  Haverá temas que vão desde neurociências, demências e doenças psiquiátricas em doentes clínicos até resposta ao trauma, psicoterapias, pacientes difíceis e psiquiatria e cultura. Um outro tema de interesse trata da  participação dos principais serviços de psiquiatria de ligação de Belo Horizonte,  Mater Dei, Hospital das Clínicas , Ipsemg e Ciências Médicas. Haverá, ainda, a participação de professores da UFMG e convidados de outros estados.

Para o coordenador do evento, psiquiatra Rodrigo Huguet, transtornos psiquiátricos são altamente prevalentes em pacientes internados em hospital geral. Outra questão é que pacientes portadores de transtornos psiquiátricos têm mais doenças clínicas do que a população.

“Médicos em geral necessitam de conhecimento de qualidade sobre como diagnosticar, precisando de noções básicas de manejo de transtornos psiquiátricos,  o mesmo valendo para os psiquiatras em relação às comorbidades clínicas. Por isso, este evento é de importância fundamental . Vamos reciclar nossos conhecimentos e trocar experiências”, finaliza.

Confira a programação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


três + = 6