Psiquiatria Forense é tema de debate no CRM-MG

O auditório do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) foi palco, nos dias 26 e 27 de abril, do VI Painel de Psiquiatria da Associação Acadêmica Psiquiátrica de Minas Gerais (AAPMG), que abordou os “Desafios em Psiquiatria Forense” e a “Psiquiatria Forense e Clínica Psiquiátrica: interrelações”. Especialistas da capital puderam trocar experiências acerca de temas relevantes como atestado médico, dependência química, transtornos de personalidade, esquizofrenia, dentre outros.

O primeiro dia de evento foi marcado pela cerimônia de abertura, que contou com as presenças de Allan de Freitas, presidente da AAPMG, Dermecindo Brandão, Presidente da Sociedade Mineira de Perícias Médicas, Geraldo Borges, conselheiro do Conselho Regional de Medicina, e Maurício Leão, presidente da Associação Mineira de Psiquiatria. Leão enfatizou o início da parceria criada com a AAPMG e da importância do Painel, um marco na área da Psiquiatria Forense em Minas Gerais.

Em seu discurso, Allan de Freitas destacou a luta da entidade, juntamente com a Associação Mineira de Psiquiatria, por uma residência de três anos como única forma de se obter o título de especialista em Psiquiatria. “Só quem pode capacitar o médico de forma teórico/prático para atuar em saúde mental e psiquiatria clínica é a residência médica”, defendeu.

Defesa Social – O Transtorno Psiquiátrico e o Sistema de Defesa Social foram os temas abordados por Genilson Zeferino, ex-superintendente de integração da Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, ex-Secretário Adjunto de Defesa Social do Estado de Minas Gerais. Segundo ele, é preciso que a Psiquiatria Forense seja melhor trabalhada e aprofundada, daí a importância de sua participação em um evento desse tema.