Setembro Amarelo ganha webinar sobre saúde mental e suicídio entre jovens em tempos de pandemia

A Associação Mineira de Psiquiatria realiza sua 14ª. Webinar, agora, com a série sobre exclusiva para o Setembro Amarelo 2020. Com o tema Suicídio, uma morte evitável com serviços de saúde efetivos, o evento contou a presença dos psiquiatras Antônio Alvim, Felipe Augusto Cursino de Freitas e Paula Gomes. O suicídio, dessa vez, foi tratado com o foco na infância e adolescente e as apresentações tiveram conteúdos surpreendentes nesse terreno.

Antônio Alvim logo em sua abertura relevou estonteantes números de jovens entre 11 e 15 anos que tiram a própria vida. O suicídio é responsável pelo segundo motivo de mortes entre esse público e 14.852 jovens se mataram no Brasil entre 1997 e 2016. Alvim apresentou as circunstâncias clínicas que justificam esses números e aprofundou cientificamente as causas deles. Ele também falou sobre a autolesão entre crianças e adolescentes e sua ligação com o suicídio. Alvim destacou os transtornos que podem levar à mutilação e explicou as causas e consequências desse fenômeno entre esses jovens.

Não menos perturbador e igualmente rico de conteúdos científicos, Felipe Augusto Cursino de Freitas falou sobre saúde mental dos adolescentes na pandemia. Ele explicou as características peculiares do momento em que vivemos e o estado de estresse crônico que jovens e adolescentes podem entrar em decorrência dele. Felipe apontou a preocupante realidade que distancia os psiquiatras dos jovens neste momento e as inevitáveis sequelas em decorrência da falta de política pública voltada para eles. Foram analisados números da China, onde já há literatura sobre o assunto e o psiquiatra as apresentou fazendo um paralelo com nossos jovens.

Para fechar a psiquiatra Paula Gomes explicou os danos que surgem em decorrência do fechamento de hospitais psiquiátricos e a situação desesperadora de famílias e pacientes. Ela apontou ainda os riscos de psiquiatras de adultos serem obrigados a atender crianças. Assista a webinar na íntegra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ 7 = oito