Varginha vai receber em abril a VI Jornada de Psiquiatria do Sul de Minas

Evento reúne profissionais para discutir um dos temas contemporâneos mais importantes

O suicídio é o assunto escolhido para ser tratado em um dos mais relevantes acontecimentos da psiquiatria no estado. A sexta edição da Jornada de Psiquiatria do Sul de Minas este ano vai acontecer em Varginha e vai contar com nomes de peso da psiquiatria. Profissionais como o psiquiatra Maurício Leão, vice-presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerias (FHEMIG) e do presidente da Associação Mineira de Psiquiatria  (AMP), Humberto Correa serão algumas das personalidades presentes no evento.

Nos dias 05 e 06 de abril as discussões serão divididas em palestras e apresentação de painéis. A abertura oficial, no primeiro dia, acontecerá às 19h15 com a presença de profissionais e personalidades da psiquiatria. Logo após acontecerá a palestra Suicídio na Psicanálise com o psiquiatra Maurício Gadben. Às 20:15 será a vez de discutir o  Setembro Amarelo: estratégia para a prevenção do suicídio com o presidente da AMP Humberto Correa. Ainda no mesmo dia haverá um jantar de confraternização para homenagear os pioneiros da psiquiatria no sul do estado.

No dia seguinte o evento começa a partir de 08 horas com o primeiro painel  sobre o Suicídio ao longo da vida, quando o psiquiatra Antônio Alvim falará sobre Suicídio em jovens adolescentes.  Logo após e no mesmo painel o psiquiatra Vitor Hugo Moreira Marques apresentará o tema Suicídio no Idoso.  Depois do intervalo, às 10 horas será a vez do psiquiatra Paulo Jose Teixeira falar sobre Estratégias biológicas na prevenção do suicídio (ECT e estimulação Magnética) no segundo painel Estratégias para prevenção do suicídio. Para fechar essa etapa do evento o psiquiatra Humberto Correa retorna para falar sobre  Estratégias farmacológicas na prevenção do suicídio (Litio, Ketamina, antipsicótios, antidepressivos).

Já o painel 3 terá como tema os Aspectos forenses do suicídio e terá início às 11h30 com a fala de Maura Gomes de Resende sobre Suicídio sob o aspecto médico-legal.  Para fechar,  o evento  vai contar com a fala do psiquiatra Maurício Leão que vai discutir o  Suicídio do ponto de vista da psiquiatria forense.  A VI Jornada de Psiquiatria do Sul de Minas vai acontecer no Auditório do Unis (Av. Coronel José Alves 256  – Vila Pinto) e o valor das inscrições para estudantes é de R$20,00 e demais profissionais R$50,00. Psiquiatras associados AMP/ABP são insetos. Inscrições antecipadas pelo site www.ampmg.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


− 9 = zero