Evento coloca Varginha no mapa da psiquiatra em Minas Gerais

O suicídio foi o tema de uma das mais importantes jornadas do interior do estado deste ano

 

“Um sucesso”. Assim resumiu a psiquiatra Rejane Thecla Rodrigues quando questionada sobre  atividades da VI Jornada de Psiquiatria do Sul de Minas que aconteceu em Varginha durante os dias 05 e 06 de abril. Com mais de 100 participantes, o evento teve como tema a prevenção do suicídio e reuniu nomes importantes da psiquiatria em Minas Gerais. Profissionais como o psiquiatra Maurício Leão, vice-presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerias (FHEMIG) e do presidente da Associação Mineira de Psiquiatria  (AMP), Humberto Correa foram algumas das personalidades presentes no evento.

Rejane que também foi a coordenadora local  da jornada apontou as consequências do encontro.  “A discussão do tema trouxe conscientização, capacitação e a importância da prevenção do suicídio”, afirma. Assuntos como Suicídio na Psicanálise, Suicídio ao longo da vida, Suicídio em jovens adolescentes estiveram nas discussões durante os dois dias do evento. Também foram destaques os debates sobre Suicídio no Idoso, Estratégias biológicas na prevenção do suicídio, Estratégias farmacológicas na prevenção do suicídio. Além desses temas, outros aspectos sobre os suicídio foram abordados como Aspectos forenses do suicídio, Suicídio sob o aspecto médico-legal e o  Suicídio do ponto de vista da psiquiatria forense.

Além dos nomes já citados, psiquiatras como Paulo Jose Teixeira, Maurício Gadben e Antônio Alvim participaram das discussões no evento. Para 2020 a cidade escolhida é Pouso Alegre e deve ocorrer durante o primeiro semestre. A VI Jornada de Psiquiatria do Sul de Minas colocou  Varginha no mapa dos eventos da psiquiatria mineira e inaugurou a grade de programação do interior do estado que ainda que ainda vai contar, em 2019,  com jornadas em  Araxá, Montes Claros, Diamantina, Ipatinga e Juiz de Fora.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


6 + = dez