A campanha Setembro Amarelo 2018 tem intensa programação em Minas Gerais

Belo Horizonte e interior superam números de eventos dedicados à prevenção do suicídio desde a primeira edição do Setembro Amarelo, realizada pela Associação Mineira de Psiquiatria, em 2016

 

A Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) está com uma vasta programação na capital e no interior de Minas Gerais para a campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção e combate ao suicídio. Desde a primeira edição, a AMP tem organizado várias ações, como debates, palestras, cursos, mostras de cinema, caminhadas, e, negociando com diversas instituições a iluminação de prédios e monumentos públicos com a cor amarela.  Em 2018, não será diferente, pelo contrário. Além de intensa programação, que culmina com uma caminhada no domingo, 30/9, no Parque Municipal, o Setembro Amarelo conta com a participação da atriz Cida Mendes e sua personagem Concessa na divulgação da causa.

Desde 2016, a AMP participa e organiza o Setembro Amarelo no estado. O mês é escolhido por causa do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/9), criado em 2003, pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O dia 10 de setembro conta com cerca de 600 atividades em 70 países e tem como objetivo alertar governos e cidadãos sobre o tema. Segundo a OMS, por ano, mais de 800 mil pessoas comentem suicídio no mundo e em cada caso cometido, vinte outras tentativas ocorrem.

Destaques da programação

Os destaques do Setembro Amarelo deste ano vão para os eventos abertos ao público. Um deles, é a Mostra de Cinema, que acontece de 13 a 27 de setembro, na Sala Humberto Mauro do Palácio das Artes. São sessões, algumas comentadas, de filmes como A Ponte, de Eric Steel, Últimos Dias, de Gus Van Sant, Nasce uma Estrela, de William A. Wellman e Jack Conway, A Carruagem Fantasma, de Victor Sjöström, Europa 51, de Roberto Rossellini, Thelma & Louise, de Ridley Scott, Despedida em Las Vegas, de Mike Figgis. Também na Sala Humberto Mauro, acontece o curso Suicídio: conhecer para prevenir, com duração de três dias. Representantes da AMP e de outras instituições, como o Projeto V.I.D.A.S. e o Grupo de Grupo de Apoio a Enlutados por Suicídio da UFMG, discutem várias questões que cercam o tema. Tanto a mostra de cinema, quando o curso, têm entrada gratuita. Para a mostra, o ingresso deve ser retirado uma hora antes. Para o curso, o interessado deve ser inscrever por pelo email da AMP: amp@ammgmail.org.br.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no dia 4/9, o psiquiatra Humberto Correa, presidente da AMP e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, comenta o filme Elena, de Pietra Costa. A sessão começa às 9h da manhã.

Nos dias 12 e 13, o auditório da Faculdade de Medicina da UFMG (FM-UFMG) vai receber o Simpósio: Saúde Mental entre médicos e estudantes: desafios e possibilidades. O público alvo são psiquiatras e a comunidade acadêmica da FM-UFMG. No evento, importantes nomes da psiquiatria, como José Raimundo Lippi, Paulo Marco Brasil, Vivia Zicker, Marco Aurélio Romano-Silva, entre outros, falam sobre esse que é um tema preocupante nos dias atuais. Entre os assuntos debatidos, a “Saúde Mental do Estudante de Medicina”, “Serviço de apoio ao estudante, por onde começar?”, “Apresentação do projeto de pesquisa sobre saúde mental dos estudantes de medicina e do Observatório em Saúde Mental do Estudante, do residente e do médico”. Somente para médicos sócios da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), no dia 5/9, Humberto Correa faz uma transmissão ao vivo pela Rede Social Workplace da AMMG, às 19 horas.

Interior do estado

Nos dias 14 e 15/9, é a vez da Jornada Mineira de Psiquiatria da AMP em Juiz de Fora, onde se reunirão os mais renomados psiquiatras do estado para estudar e debater temas relativos à prevenção do suicídio. Já em 21 e 22/9, a III Jornada de Psiquiatria do leste de Minas e Vale do Aço, acontece em Governador Valadares. Uma palestra sobre o tema ocorre no dia 28/9, na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena.

Associação Espírita Célia Xavier

A Associação Espírita Célia Xavier com o intuito de entender o fenômeno da automutilação em jovens e adolescentes, o suicídio nessa faixa etária e como agir diante de um paciente em risco de suicídio vai realizar nos sábados de setembro uma série de eventos em sua sede.

http://www.aecx.org.br/eventos

Caminhada

Para fechar os eventos dedicados ao Setembro Amarelo em Minas Gerais, no domingo, 30/9, de 9 ao meio dia,  haverá a Caminhada no Parque Municipal com voluntários do CVV e Banda do Exército.

Programação completa acesse:  http://www.ampmg.org.br/eventos/confira-a-programacao-do-setembro-amarelo-da-amp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× 1 = oito