AMP realiza a XXIII Jornada Mineira de Psiquiatra em Belo Horizonte

Mais uma vez a Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) realizou um dos mais importantes eventos da psiquiatria brasileira. Dessa fez de forma híbrida, a XXIII Jornada Mineira de psiquiatria aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de novembro na sede da Associação Médica de Minas Gerais. Os poucos palestrantes convidados que não vieram presencialmente foram acompanhados on-line pelos participantes em telões montados para o evento. A jornada fez parte de um vasto calendário de eventos realizados pela AMP no decorrer do ano. Dentre eles a entidade foi responsável pela realização do I Simpósio sobre pandemia, barragens, e políticas públicas em Minas Gerais, da Jornada de Psiquiatria de Ligação e Interconsulta e do Ciclo de webinares da AMP.

Com o tema Saúde Mental e Ciência para Todos, a programação da jornada contou com 21 mesas redondas, dez conferências e dois cursos. Para o presidente da AMP, o psiquiatra Humberto Correa “a pandemia reforçou o que todos já sabíamos. Não existe saúde de qualidade, efetiva, se não for baseada em evidências científicas, mas ela não cumprirá sua função social, e não haverá justiça, se não estiver disponível para todos”. Correa lembra ainda que “a pandemia também mostrou para toda a sociedade algo que nós psiquiatras já há muito sabemos. Não existe saúde sem saúde mental. Saúde mental é central para cada indivíduo e pilar para a construção de uma sociedade mais justa.

A XXIII Jornada Mineira de Psiquiatria abrigou ainda o XIV Simpósio de Neuromudulação da Associação Brasileira de Estimulação Cerebral (ABECer).  Além da Assembleia Ordinária da entidade, o evento contou com três miniconferências com especialistas que discutiram a Magnetoconvulsoterapia, o TMS estado dependente e possível implicação no Transtorno de Estresse pós-traumático e o Desempenho, custos e mercado para estimulação magnética transcraniana, expectativas x realidade. O que se transcorreu nestes 15 anos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


dois × = 4