Maior evento regional da psiquiatria brasileira migra para o ambiente virtual

A Jornada Mineira de Psiquiatria, organizada de Belo Horizonte, terá importantes nomes da especialidade no Brasil e no mundo

A Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) mais uma vez inova em seus eventos e promove um dos maiores e importantes congressos da América Latina. A XXII Jornada Mineira de Psiquiatria, este ano, será totalmente online e gratuita e vai abrigar o IX Congresso Latino-Americano de Prevenção do Suicídio, o XIII Simpósio da ABECer, a II Jornada de Interconsulta e Psiquiatria de Ligação da AMP e o III Simpósio de Saúde Mental Perinatal da Sociedade Marcé.

Os eventos vão acontecer nos dias 03, 04, 05, 10, 11 e 12 de setembro e já contam com quase 30 palestrantes estrangeiros confirmados, 10 cursos, 22 conferências, 40 mesas redondas. Também marcarão presença dezenas de psiquiatras de Minas Gerais e de quase todos os estados brasileiros.

Este ano, com o tema Psiquiatria – Quo Vadis?, o congresso vai discutir os rumos que se pretende para a psiquiatria e para o mundo. Refletir, enquanto psiquiatras, profissionais de saúde e cidadãos, qual psiquiatria se quer e qual mundo se quer.

Grandes nomes

O evento vai contar com importantes nomes de pesquisadores que pensam a saúde mental e a psiquiatria na atualidade. No dia 03 de setembro a psiquiatra francesa Florence Thibaut, fará a conferência GROSESSE ET ADDICTION (Gravidez e Vício). Florence é PhD e Professora de Psiquiatria no University Hospital Ch Nicolle, em Rouen na França e tem como objeto de estudo a procura de genes candidatos na esquizofrenia e no tratamento de patologias sexuais como o antiandrogenio de parafilias.

No dia 04,o psiquiatra italiano Maurizio Pompili vai realizar a conferência FURTHER UNDERSTANDING OF THE PHENOMENOLOGY OF SUICIDE (COMPREENSÃO COMPLEMENTAR DA FENOMENOLOGIA DO SUICÍDIO). Pompilié PhD e Professor de Suicidologia, Professor Assistente de Psiquiatria na Faculdade de Medicina II da Universidade Sapienza de Roma. Ele também é o coordenador do Centro de Prevenção ao Suicídio do Hospital Sant’Andrea de Roma. O seu objeto de pesquisa, que o fez lançar o livro Phenomenologyof Suicide: UnlockingtheSuicidalMind, são as questões que envolvem o suicídio.

O psiquiatra brasileiro radicado nos EUA Jair Soares fará a conferência NOVEL STRATEGIES FOR MANAGING PATIENTS WITH TREATMENT RESISTANT (NOVAS ESTRATÉGIAS PARA GERENCIAR PACIENTES RESISTENTES A TRATAMENTOS), no dia 10. Jair passou a integrar a UTHealth (Universityof Texas Health) em 2009, onde atua como Professor de Psiquiatria. Ocupa também o cargo de Diretor Executivo da UTHealth Harris County Psychiatric Center. Atualmente dirige o UT Center of Excellence on Mood Disorders que tem seu foco na pesquisa das causas e no desenvolvimento de novos tratamentos para os transtornos de humor.

O evento ainda contará com as portuguesa Ana Paula Camarneiro e Bárbara Figueiredo, a uruguaia Silvia Pelaez e com dezenas de importantes nomes no Brasil como Giovana Kreuz, Humberto Correa, Ana Christina Mageste, Júlio Dutra e Paulo José Ribeiro Teixeira.

Para informações, programações e inscrições acesse o site do evento : www.psiquiatriamg.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ 2 = onze