Belo Horizonte recebe maior evento regional de psiquiatria do Brasil

Em sua 20ª. edição o principal encontro da AMP passa a se chamar “Jornada Mineira de Psiquiatria”

No ano em que completa 20 anos, um dos maiores encontros de especialidades médicas do país reunirá, em Belo Horizonte, grandes nomes da psiquiatria nacional e internacional. Organizada pela Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) nos dias 14 e 16 de junho, a XX Jornada Mineira de Psiquiatria terá como tema A Psiquiatria em Tempos de Fluidez que traz esse ano também em sua programação o XIV Simpósio Internacional Diálogos entre a Clínica e as Neurociências que será dedicado à Prevenção do Suicídio: Da molécula a Cultura.  Outro evento paralelo da Jornada será o I Fórum das Ligas Acadêmicas de Psiquiatria e Saúde Mental de Minas Gerais que vai reunir alunos e profissionais em torno de temas fundamentais para a formação psiquiátrica. O fórum vai acontecer dia 16 de junho.

Segundo o psiquiatra Humberto Correa, presidente da AMP, o tema da jornada, A psiquiatria em tempos de fluidez, foi escolhido pelo fato da sociedade contemporânea estar vivendo em “tempos que causam incertezas nos indivíduos, modificam comportamentos de massa, as relações interpessoais e a própria clínica psiquiátrica. A busca pelo prazer imediato (esquecendo-se do princípio de realidade), pelo consumo desenfreado, de bens e corpos”.

Em 2018, a psiquiatria em Minas Gerais também comemora algumas datas importantes. Há sessenta anos um grupo de psiquiatras criava na Associação Médica de Minas Gerias (AMMG) o departamento de psiquiatria que seria a origem da AMP. E há cinqüenta anos surgia a primeira residência de psiquiatria que foi um divisor histórico muito importante para o setor no estado.  Ainda segundo Humberto Correa foi ela que deu “um padrão de excelência técnica e humanística na formação desse profissional tão fundamental socialmente, que é o Psiquiatra”. Para ele “o ano de 2018 é especial, de celebração, para a Psiquiatria Mineira e para a AMP”.

Destaques e eventos abertos ao público

A XX Jornada Mineira de Psiquiatria vai acontecer na sede da AMMG e o evento terá destaques importantes este ano. Nomes como dos psiquiatras italianos Marco Sarchiaponi e Maurizio Pompili e do português Ricardo Gusmão são presenças internacionais confirmadas e dão ideia de como serão os três dias de evento. Carmita Abdo, atual presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, e do próprio Humberto Correa estão entre os palestrantes nacionais.  Este ano, assim como na edição passada, a Jornada Mineira de Psiquiatria contará com dois eventos abertos ao público. No dia 14 às 18h30 vai acontecer o ENCONTRO MINEIRO DE ENLUTADOS POR SUICÍDIO organizado pelo Grupo de Apoio aos Enlutados por Suicídio (GAES) e no dia 15 às 19 horas haverá a Sessão de Cinema com Pipoca e Discussão. Logo após o filme haver á discussão com o cineasta Artur Henrique Costa Pinto e o psiquiatra Gustavo Lembi.  Para maiores informações e programação completa acesse: http://psiquiatria2018.com.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


2 × = catorze