Pouso Alegre recebe a VIII Jornada de Psiquiatria do Sul de Minas

‘A impulsividade na clínica psiquiátrica’ foi o tema escolhido para ser tratado na VIII Jornada de Psiquiatria do Sul de Minas, que aconteceu na Câmara Municipal de Pouso Alegre nos dias 14 e 15 de abril deste ano.

Na cerimônia oficial de abertura do evento, o professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e presidente da Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), Humberto Correa, relançou seu mais recente livro ‘Tratado de Suicidologia’. A obra tem sido motivo de críticas positivas por parte dos leitores, com grande repercussão entre psiquiatras, psicólogos e outros profissionais da área da saúde mental.

Constavam da mesa de abertura,  além de Humberto Correa, os psiquiatras Hugo De Paiva Teixeira (Coordenador do Núcleo do Sul de Minas da AMP), acompanhado da Comissão de Organização da VIII Jornada Sul de Minas,  composta pelos especialistas:  Fernanda Gonçalves Campos, Fernando Henrique de Faria, Juliana Maria Marques Megale da Motta, Ricardo de Aguilar Lopes Chacara, Vanessa Belo de Morais Amaral e Vitor Hugo Moreira Marques.

O presidente da AMP ministrou a conferência  ‘Impulsividade e comportamento suicida’, tendo como coordenador da solenidade de início da Jornada o psiquiatra Wesley Ferreira Coelho. Para finalizar o dia, Vitor Hugo Moreira Marques fez uma emocionante homenagem a Gaspar José Abreu Bustamante, pioneiro da psiquiatria em Pouso Alegre.

Em seu segundo dia, o evento foi aberto com a mesa redonda ‘Impulsividade e suas múltiplas manifestações na clínica’, com coordenação do psiquiatra Hugo de Paiva Teixeira, seguido pela palestra elaborada pela equipe de psiquiatria do HCSL sobre ‘Impulsividade: sintoma/traço/instância psíquica’. O psiquiatra Gustavo Lembi, abordou sobre a ‘Impulsividade e agitação na emergência psiquiátrica’. ‘Impulsividade e TDAH foi o assunto tratado pela psiquiatra Amabile Agrizzi Vaccari.

Encerrando a Jornada, o evento, contou com mais duas conferências: ‘Impulsividade e demência fronto-temporal’, narrada pelo especialista Rodrigo Nicolato e coordenada pela psiquiatra Maria Rosana Fernandes. E na conferência de encerramento, o psiquiatra Rodrigo Machado palestrou sobre ‘Impulsividade e jogos eletrônicos’, tendo como coordenadora a psiquiatra Juliana Megale.

Confira alguns momentos :

 Crédito das fotos :  R2 de psiquiatria do HCSL  – Priscila Starling

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


oito − = 4